CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA
Filmografias & Cronologias
11/12/2018 – Contestação sobre direito autoral do filme O Ébrio
Ontem enviamos uma disputa no Youtube a respeito da situação do filme O Ébrio reclamado pelas Organizações Globo e bloqueado no mundo inteiro a título de direito autoral. Esperamos ter esclarecido a questão e garantido assim a efetividade do status de domínio público que recai sobre esta obra de Gilda Abreu.
Segue o texto da disputa e anexamos aqui ao final um dos recortes de jornal citados:
O Ébrio (Gilda de Abreu – 1946) – Drama
O direito autoral é regido no Brasil pela Lei 9.610/1998 (Lei de Direito Autoral) e o artigo que trata de obras audiovisuais, leia-se filmes, que é o que nos interessa, é o artigo 44 transcrito a seguir: “O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação.” Para a lei ver: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9610.htm
O Filme o Ébrio de Gilda de Abreu foi lançado e teve sua primeira exibição ao público em 28/08/1946 conforme publicado em vários jornais do Brasil, como exemplo apresento o fac-símile do jornal do Commercio do Rio de janeiro desta data na página de anúncios de cinema onde se pode ver o anúncio da estréia e também uma matéria afirmando lançamento de estréia do filme nesta data, ver: http://memoria.bn.br/DocReader/364568_13/32184
No semanário Fon Fon publicado em 31/08/1946 é possível ler uma crítica sobre o filme após seu lançamento, ver: http://memoria.bn.br/DocReader/259063/120703
E conforme publicado em 25/08/1946 no conceituadíssimo jornal diário Jornal do Brasil podemos ver uma crítica feita pelo jornalista Augusto Maurício, que participou de uma sessão de pré-estréia para a imprensa, ver: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_06/41530
Portanto este filme encontra-se em domínio público desde 01/01/2017 conforme a legislação brasileira e sendo assim deve haver algum engano ou desinformação sobre a situação do filme.
Venho reafirmar que o canal Cinemateca Popular Brasileira só publica filmes em domínio público ou autorizado por diretores e diretoras e seus herdeiros e o filme o Ébrio encontra-se com status privado no canal aguardando uma definição sobre esta situação para torná-lo público.
Contestação feita dia 10/12/2018 as 2:01 hs.
Página 12 do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro de 28/08/1946.
Página 12 do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro de 28/08/1946.
DIÁRIO
Atualizando a conversa
Faz mais de um ano que não escrevo no diário da cinemateca, foi um período longo sem registro que espero não deixar mais de registrar as atividades do trabalho. Só agora em meio à pandemia me toquei que o Youtube não havia tirado as anotações dos vídeos, mas só mudado...
15/04/2019 – DISPUTA YOUTUBE: O Descobrimento do Brasil – Humberto Mauro (1937)
Disputa enviada pela Cinemateca Popular Brasileira no Youtube, uma vez que o filme foi bloqueado no mundo todo, mesmo sendo este um filme brasileiro em domínio público. "O Descobrimento do Brasil" dirigido por Humberto Mauro foi lançado na cidade do Rio de...
09/01/2019 – Etapa Vencida, a Conciliação de Fontes
Hoje definimos a conduta para resolver a inconsistência de dados, no que diz respeito ao ano de lançamento.
08/01/2019 – Filmes Lançados que Circulam Fora dos Catálogos
CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA Filmografias & Cronologias 08/01/2019 - Filmes Lançados que Circulam Fora dos Catálogos Revisando as dinâmicas e rotinas de monitoramento para adequação e sistematização da metodologia de trabalho no portal novo, temos...
05/01/2019 – Notificação de Direito Autoral
O trailer tem por função convidar as pessoas para assistir ao filme, é interesse de todos que participaram do processo de produção, que o trailer circule e circule livremente. Neste sentido a notificação recebida do Youtube chama a atenção pois trata-se da publicação de um trailer oficial de um filme em nosso canal, que se encontra bloqueado em 238 países.
30/12/2018 – Fora do Catálogo
Hoje foi localizado mais um filme que não está listado no catálogo ANCINE. Alguns sites anunciam o lançamento do filme Lévi-Strauss, Saudades do Brasil de Maria Maia em 2006 outros em 2005.
13/12/2018 – As Consequências da Visita a Cinemateca Brasileira
Desde o dia em que visitei a Cinemateca Brasileira, há uns 15 dias atrás, para sondar como conseguir cópia de 15 filmes de longa metragem, que estão em domínio público e não foram publicados na internet, percebi o ineditismo que representa do ponto de vista do acesso o trabalho de monitoramento realizado na Cinemateca Popular Brasileira.
CINEMA BRASILEIRO EM UM CLIQUE
A Cinemateca Popular Brasileira, organizada pelo Armazém Memória a partir de filmes publicados no Youtube, tem por fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002) de Antônio Leão da Silva Neto e os catálogos da ANCINE a partir de 2003. Disponibiliza à consulta filmografias de diretores e diretoras, bem como a cronologia dos filmes nacionais por ano de lançamento nos cinemas ou festivais. As playlists podem ser consultadas por gênero, direção e ano, além das mostras e coletâneas organizadas pelo canal. A difusão e acesso à produção cultural e cinematográfica brasileira é fundamental para o avanço de nossa sociedade nas áreas de educação, cultura e direitos humanos.
No acervo da Cinemateca Popular Brasileira estão reunidos atualmente mais de 40% dos filmes nacionais de longa metragem produzidos nestes mais de 100 anos de cinema brasileiro. Dispersos em centenas de canais de usuários do Youtube, ao menos uma vez por ano atualizamos o catálogo, mediante manutenção de links quebrados e varredura no Youtube, para inclusão de vídeos ainda não catalogados no Canal.
ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS
A Cinemateca Popular Brasileira em conformidade com a legislação de direitos autorais, só publica em seu canal do Youtube filmes em domínio público ou autorizados pelos detentores do direito autoral, deste modo, os filmes postados em outros canais, que não estejam nesta condição, não são de nossa responsabilidade.
A relação do portal com os filmes postados por terceiros que aparecem em nossos catálogos e que não estão em domínio público, é estabelecida através de links entre nossas playlist e a página do filme postado em canal de terceiros, cujos responsáveis não possuem nenhum vínculo com o trabalho que realizamos.
Estes filmes aparecem em nosso portal e canal do Youtube, enquanto o link de acesso estiver disponível no canal de origem. Caso o link esteja quebrado, o filme não aparecerá em nossas páginas. Só reaparecerá, a medida que outros usuários do Youtube disponibilizem o filme em seus canais e os links sejam trocados durante as manutenções periódicas.
Para mais informações e dados estatísticos consulte nossa política do acervo.
DADOS ESTATÍSTICOS DO PROGRAMA
Filmes reunidos em nosso acervo, através do monitoramento da circulação do cinema brasileiro no Youtube.