CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA

Filmografias & Cronologias

09/01/2019 – Etapa Vencida, a Conciliação de Fontes

 

Uma das dificuldades que encontramos para organizar o trabalho de monitoramento foi a definição das fontes para realizar a busca, a coleta de filmes publicados no Youtube e a padronização dos dados referentes ao filme localizado. A versão do Dicionário de Filmes Brasileiros que uso é a de 2002 e a tabela da ANCINE disponível traz  os dados de 1995 até hoje. 

Hoje definimos a conduta para resolver a inconsistência de dados, no que diz respeito ao ano de lançamento. Assim o Dicionário de Filmes Brasileiros é a referência até 2001 e a tabela da ANCINE de 2002 pra frente. Isso acarretou algumas distorções na virada dos anos 2000, pois parece que existem formas de classificar diferentes sobre a data a ser incluído os filmes, mas decidimos por não nos fixarmos neste problema agora e seguir com as informações apresentadas pelas fontes. 

A definição dessas fontes destravou a arrumação das playlist no canal e do arranjo do Acervo de Filmes Recolhidos, possibilitando avançar em um trabalho que estava parado há mais de um ano, podendo enfim fechar essa etapa e colocar os filmes no arranjo de pastas de acordo com a planilha de gestão do monitoramento.

O que pesou para encerrar essa situação é que criamos um modelo ampliado de página de catalogação dos filmes, que a seu tempo irá sanar as dúvidas e eventuais erros quanto a informação da data de lançamento, pois é parte da coleta de informações, depois que os filmes coletados estiverem catalogados de forma simples no portal, levantar junto à Hemeroteca Digital Brasileira os recortes de jornal de divulgação da estréia do filme, conforme modelo feito no filme Braza Dormida que foi filmado em 1928, porém o filme teve seu lançamento registrado em anúncio de primeira exibição publicado em 23/02/1929 no jornal do Correio da Manhã (RJ).

Arrumar a data de lançamento dos filmes pode parecer um preciosismo, mas para o trabalho de monitoramento é importante, pois garante a definição da lista de filmes que entrarão em domínio público e que portanto ficam disponíveis para a publicação em nosso canal e portal e ficamos tranquilos com a definição, uma vez que na escala de prioridades a consolidação desta informação pode ser corrigida ao longo do tempo de atividade de monitoramento e publicação no catálogo. 

Agora é terminar de consolidar o padrão das informações na planilha, no canal do Youtube e no Acervo de Filmes Recolhidos dos anos de 2004 a 2007 e estaremos com a planilha formatada de 1995-2017, podendo iniciar a próxima etapa que é retroceder com os lançamentos das informações contidas no Dicionário de Filmes Brasileiros de 1908 a 1994.

Ufa!!

DIÁRIO

Atualizando a conversa

Faz mais de um ano que não escrevo no diário da cinemateca, foi um período longo sem registro que espero não deixar mais de registrar as atividades do trabalho. Só agora em meio à pandemia me toquei que o Youtube não havia tirado as anotações dos vídeos, mas só mudado...

08/01/2019 – Filmes Lançados que Circulam Fora dos Catálogos

CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA Filmografias & Cronologias 08/01/2019 - Filmes Lançados que Circulam Fora dos Catálogos     Revisando as dinâmicas e rotinas de monitoramento para adequação e sistematização da metodologia de trabalho no portal novo, temos...

05/01/2019 – Notificação de Direito Autoral

O trailer tem por função convidar as pessoas para assistir ao filme, é interesse de todos que participaram do processo de produção, que o trailer circule e circule livremente. Neste sentido a notificação recebida do Youtube chama a atenção pois trata-se da publicação de um trailer oficial de um filme em nosso canal, que se encontra bloqueado em 238 países.

30/12/2018 – Fora do Catálogo

Hoje foi localizado mais um filme que não está listado no catálogo ANCINE. Alguns sites anunciam o lançamento do filme Lévi-Strauss, Saudades do Brasil de Maria Maia em 2006 outros em 2005.

13/12/2018 – As Consequências da Visita a Cinemateca Brasileira

Desde o dia em que visitei a Cinemateca Brasileira, há uns 15 dias atrás, para sondar como conseguir cópia de 15 filmes de longa metragem, que estão em domínio público e não foram publicados na internet, percebi o ineditismo que representa do ponto de vista do acesso o trabalho de monitoramento realizado na Cinemateca Popular Brasileira.

11/12/2018 – Contestação sobre direito autoral do filme O Ébrio

Ontem enviamos uma disputa no Youtube a respeito da situação do filme O Ébrio reclamado pelas Organizações Globo e bloqueado no mundo inteiro a título de direito autoral. Esperamos ter esclarecido a questão e garantido assim a efetividade do status de domínio público que recai sobre esta obra de Gilda Abreu. 

CINEMA BRASILEIRO EM UM CLIQUE

A Cinemateca Popular Brasileira, organizada pelo Armazém Memória a partir de filmes publicados no Youtube, tem por fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002) de Antônio Leão da Silva Neto e os catálogos da ANCINE a partir de 2003. Disponibiliza à consulta filmografias de diretores e diretoras, bem como a cronologia dos filmes nacionais por ano de lançamento nos cinemas ou festivais. As playlists podem ser consultadas por gênero, direção e ano, além das mostras e coletâneas organizadas pelo canal. A difusão e acesso à produção cultural e cinematográfica brasileira é fundamental para o avanço de nossa sociedade nas áreas de educação, cultura e direitos humanos.

No acervo da Cinemateca Popular Brasileira estão reunidos atualmente mais de 40% dos filmes nacionais de longa metragem produzidos nestes mais de 100 anos de cinema brasileiro. Dispersos em centenas de canais de usuários do Youtube, ao menos uma vez por ano atualizamos o catálogo, mediante manutenção de links quebrados e varredura no Youtube, para inclusão de vídeos ainda não catalogados no Canal.

ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS

A Cinemateca Popular Brasileira em conformidade com a legislação de direitos autorais, só publica em seu canal do Youtube filmes em domínio público ou autorizados pelos detentores do direito autoral, deste modo, os filmes postados em outros canais, que não estejam nesta condição, não são de nossa responsabilidade. 

A relação do portal com os filmes postados por terceiros que aparecem em nossos catálogos e que não estão em domínio público, é estabelecida através de links entre nossas playlist e a página do filme postado em canal de terceiros, cujos responsáveis não possuem nenhum vínculo com o trabalho que realizamos. 

Estes filmes  aparecem em nosso portal e canal do Youtube, enquanto o link de acesso estiver disponível no canal de origem. Caso o link esteja quebrado, o filme não aparecerá em nossas páginas. Só reaparecerá, a medida que outros usuários do Youtube disponibilizem o filme em seus canais e os links sejam trocados durante as manutenções periódicas.

Para mais informações e dados estatísticos consulte nossa política do acervo.

DADOS ESTATÍSTICOS DO PROGRAMA

Filmes reunidos em nosso acervo, através do monitoramento da circulação do cinema brasileiro no Youtube.

CINEMA BRASILEIRO

NUM CLIQUE

 

DIRETORES E DIRETORAS

METRAGENS

Longa   Média   Curta

FONTES

 Dicionário de Filmes Brasileiros - Antonio Leão da Silva Neto (1908-2002)

Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002)

Catálogos (2002-Hoje)

ACERVO DE FILMES RECOLHIDOS

Localidades em que os filmes foram rodados

Rede de Acesso Local (em estudo)

CINECLUBE

Projeto em estudo.

Criação de um servidor de filmes nacionais.