CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA

Filmografias & Cronologias

08/01/2019 – Filmes Lançados que Circulam Fora dos Catálogos

 

 

Revisando as dinâmicas e rotinas de monitoramento para adequação e sistematização da metodologia de trabalho no portal novo, temos uma playlist de apoio no canal do Youtube da Cinemateca Popular Brasileira chamada incluir no catálogo. Nesta playlist incluímos os links dos filmes que ou não tivemos tempo de realizar os procedimentos de inclusão no canal e no Acervo de Filmes Recolhidos, ou são filmes que demandam pesquisa por não figurarem nos catálogos disponíveis.

A última listagem da ANCINE disponível no portal foi consolidada em 10/08/2018, é por ela que aferimos se não há erro em nossa planilha de gestão, quando um filme localizado encontra-se fora de catálogo, quando lançado a partir de 2002.

Filmes como Deixa que Eu Falo de Eduardo Escorel, documentário lançado em 2007, na ANCINE não existe, é filme FORA DE CATÁLOGO, mesmo lançamentos mais recentes como o filme de Eugênio Puppo, que lançou em 2015 um documentário sobre Carlos Reichenbach ou ainda o filme O Perfume da Memória, drama de 2016 de Oswaldo Montenegro, são esquecidos nos catálogos e medições de dados da cinematografia brasileira.

Flor de Abril, segundo longa de Cícero Filho, que estreou em 2 de dezembro de 2011 reuniu no elenco atores do Piauí, de São Paulo e do Maranhão que juntos trazem à tona aspectos da cultura nordestina. Apesar de estar classificado na ANCINE como Obra Não Publicitária Brasileira, Constituinte de espaço qualificado e Independente, não figura no catálogo.

Devagarinho vamos reunindo estas produções FORA DE CATÁLOGO na Cinemateca Popular Brasileira, que hoje conforme tabulação já conta com 36 títulos que se encontram nessa situação.

O mais antigo localizado é o documentário sobre Carmem Miranda dirigido em 1991 por Cristina Fonseca, A Embaxatriz do Samba, o único até agora, que não está listado no Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002) de Antonio Leão da Silva Neto, que usamos como fonte de pesquisa para os filmes lançados até 2002.

Esta situação nos alertou para a criação de uma categoria dentro do portal chamada Fora de Catálogo, que reunirá os filmes escondidos dos catálogos de nosso cinema. Tão logo esteja concluída a fase de estruturação da navegação do portal, os filmes fora de catálogo serão os primeiros a serem catalogados em nosso portal, depois de postarmos os já disponíveis em nosso canal no Youtube.

 

DIÁRIO

Atualizando a conversa

Faz mais de um ano que não escrevo no diário da cinemateca, foi um período longo sem registro que espero não deixar mais de registrar as atividades do trabalho. Só agora em meio à pandemia me toquei que o Youtube não havia tirado as anotações dos vídeos, mas só mudado...

05/01/2019 – Notificação de Direito Autoral

O trailer tem por função convidar as pessoas para assistir ao filme, é interesse de todos que participaram do processo de produção, que o trailer circule e circule livremente. Neste sentido a notificação recebida do Youtube chama a atenção pois trata-se da publicação de um trailer oficial de um filme em nosso canal, que se encontra bloqueado em 238 países.

30/12/2018 – Fora do Catálogo

Hoje foi localizado mais um filme que não está listado no catálogo ANCINE. Alguns sites anunciam o lançamento do filme Lévi-Strauss, Saudades do Brasil de Maria Maia em 2006 outros em 2005.

13/12/2018 – As Consequências da Visita a Cinemateca Brasileira

Desde o dia em que visitei a Cinemateca Brasileira, há uns 15 dias atrás, para sondar como conseguir cópia de 15 filmes de longa metragem, que estão em domínio público e não foram publicados na internet, percebi o ineditismo que representa do ponto de vista do acesso o trabalho de monitoramento realizado na Cinemateca Popular Brasileira.

11/12/2018 – Contestação sobre direito autoral do filme O Ébrio

Ontem enviamos uma disputa no Youtube a respeito da situação do filme O Ébrio reclamado pelas Organizações Globo e bloqueado no mundo inteiro a título de direito autoral. Esperamos ter esclarecido a questão e garantido assim a efetividade do status de domínio público que recai sobre esta obra de Gilda Abreu. 

CINEMA BRASILEIRO EM UM CLIQUE

A Cinemateca Popular Brasileira, organizada pelo Armazém Memória a partir de filmes publicados no Youtube, tem por fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002) de Antônio Leão da Silva Neto e os catálogos da ANCINE a partir de 2003. Disponibiliza à consulta filmografias de diretores e diretoras, bem como a cronologia dos filmes nacionais por ano de lançamento nos cinemas ou festivais. As playlists podem ser consultadas por gênero, direção e ano, além das mostras e coletâneas organizadas pelo canal. A difusão e acesso à produção cultural e cinematográfica brasileira é fundamental para o avanço de nossa sociedade nas áreas de educação, cultura e direitos humanos.

No acervo da Cinemateca Popular Brasileira estão reunidos atualmente mais de 40% dos filmes nacionais de longa metragem produzidos nestes mais de 100 anos de cinema brasileiro. Dispersos em centenas de canais de usuários do Youtube, ao menos uma vez por ano atualizamos o catálogo, mediante manutenção de links quebrados e varredura no Youtube, para inclusão de vídeos ainda não catalogados no Canal.

ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS

A Cinemateca Popular Brasileira em conformidade com a legislação de direitos autorais, só publica em seu canal do Youtube filmes em domínio público ou autorizados pelos detentores do direito autoral, deste modo, os filmes postados em outros canais, que não estejam nesta condição, não são de nossa responsabilidade. 

A relação do portal com os filmes postados por terceiros que aparecem em nossos catálogos e que não estão em domínio público, é estabelecida através de links entre nossas playlist e a página do filme postado em canal de terceiros, cujos responsáveis não possuem nenhum vínculo com o trabalho que realizamos. 

Estes filmes  aparecem em nosso portal e canal do Youtube, enquanto o link de acesso estiver disponível no canal de origem. Caso o link esteja quebrado, o filme não aparecerá em nossas páginas. Só reaparecerá, a medida que outros usuários do Youtube disponibilizem o filme em seus canais e os links sejam trocados durante as manutenções periódicas.

Para mais informações e dados estatísticos consulte nossa política do acervo.

DADOS ESTATÍSTICOS DO PROGRAMA

Filmes reunidos em nosso acervo, através do monitoramento da circulação do cinema brasileiro no Youtube.

CINEMA BRASILEIRO

NUM CLIQUE

 

DIRETORES E DIRETORAS

METRAGENS

Longa   Média   Curta

FONTES

 Dicionário de Filmes Brasileiros - Antonio Leão da Silva Neto (1908-2002)

Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002)

Catálogos (2002-Hoje)

ACERVO DE FILMES RECOLHIDOS

Localidades em que os filmes foram rodados

Rede de Acesso Local (em estudo)

CINECLUBE

Projeto em estudo.

Criação de um servidor de filmes nacionais.